Veja chances de qualificação no funcionalismo público
Há cursos com certificados nas três esferas administrativas
Dentro do funcionalismo público, há diversas iniciativas das administrações – seja da esfera municipal, estadual ou federal – que busca qualificar cada vez mais os servidores, para que possam estar atualizados com o que há de mais novo em termos de conhecimento nas áreas em que atuam. Desde 2006, isso vem sendo feito de modo sistemático por meio da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, implementado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.
O maior exemplo de iniciativa é a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), da União, que já emitiu mais de um milhão de certificados e mais de 2 milhões de alunos. A Enap oferece centenas de cursos para que os funcionários possam atualizar os currículos e, junto a isso, promover uma melhora salarial e de qualidade de vida.
Há também projetos premiados para o desenvolvimento de pessoas, que seguem qualificando a força de trabalho no âmbito do poder Executivo federal. Entre eles, estão o LideraGOV, o LA-BORA! gov e o Capacita GOV.BR.
O LideraGOV é um programa de desenvolvimento de líderes que tem por objetivo constituir uma rede de servidores qualificados, aptos a atuar como líderes comprometidos com o serviço público e com prontidão para ocupar cargos e funções estratégicas. Outro programa é o Capacita GOV.BR, que reúne cursos e certificações avançadas com a temática de transformação digital. Ao todo, são 95 capacitações totalmente gratuitas ofertadas em formato on-line.
No Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Trabalho e Renda destaca que, nos últimos seis meses, diferentes colaboradores participaram de projetos que tem por objetivo ampliar a qualificação do funcionalismo fluminense. Um deles foi o Transfere.Gov, que qualifica servidores para promoverem a melhoria na gestão dos recursos públicos, aumentar a transparência e garantir maior efetividade nos resultados das políticas públicas implementadas com recursos da União.
Prefeitura do Rio aposta em qualificação para melhor atendimento
A Secretaria de Trabalho e Renda do município do Rio de Janeiro (SMTE), em parceria com a Fundação João Goulart, oferece cursos voltados para lideranças com competências transversais. Entre os temas abordados, estão liderança colaborativa, negociação e gestão de dados. Além disso, são oferecidos cursos de qualificação para os profissionais que prestam atendimento nas sete Centrais do Trabalhador espalhadas pela cidade. O foco é aprimorar a qualidade de atendimento ao público em geral, e, em alguns casos, a grupos específicos.
Em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, por exemplo, é oferecida capacitação aos servidores para atuar com este público específico. E, devido à realização semanal do Trabalha Rio LGBTQIA+, os servidores da pasta foram capacitados pela instituição para o atendimento a este segmento.
– Esses cursos de qualificação para o atendimento são essenciais para reafirmarmos nosso compromisso com o respeito à diversidade e a inclusão – afirma o secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes.
Aos funcionários administrativos, a SMTE oferece curso sobre a nova Lei de Licitações e Contratos, com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade da gestão.
Atualização de conhecimento deve ser estimulada
De acordo com o advogado Luis Gustavo, especialista em administração pública, a qualificação profissional do servidor é sempre um grande desafio para os governos, porque os concursos, em tese, selecionam os mais aptos ao serviço público, mas que dependem de uma atualização permanente para desempenhar bem o seu papel.
– Diversas escolas de capacitação de servidores públicas têm sido criadas, além das parcerias entre órgãos públicos e universidades. O mais comum é que os órgãos trabalhem com a trilha de aprendizagem dos servidores públicos dentro de suas carreiras, traçando todo conhecimento e prática que haja uma progressão funcional – disse.
Fonte: Extra