ATO PÚBLICO NO DIA NACIONAL DO APOSENTADO REÚNE SERVIDORES NA PRAÇA DOS TRÊS E MARCAM LANÇAMENTO DA MARCHA DOS APOSENTADOS

Brasília, 25 de janeiro de 2024


Em um ato simbólico e poderoso, realizado no Dia Nacional do Aposentado, 24 de janeiro, a Praça dos Três Poderes foi palco de uma manifestação organizada pelo Sindifisco Nacional, juntamente com a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), a Federação Nacional dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Fenadsef), a Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), o Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Distrito Federal (Sindsep-DF) e o Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Mosap).

Este ato público, que se firmou como a 1ª Marcha dos Aposentados, teve como objetivo principal chamar a atenção para as demandas e dificuldades enfrentadas pelos servidores públicos aposentados e pensionistas. Durante o evento, uma comissão foi recebida por integrantes da Secretaria-Geral da Presidência da República, onde foi discutida a pauta de reivindicações dos servidores, e um ofício foi entregue à Presidência da República.

Ofício: Tratamento Desigual com os Aposentados(as) e Pensionistas do Serviço Público Federal.


As reivindicações são uma resposta direta às medidas impostas pelos governos Temer e Bolsonaro, que agravaram a perda inflacionária nos vencimentos dos aposentados e pensionistas do serviço público. A situação se tornou ainda mais crítica com a proposta do atual Governo Federal de reajuste zero para os servidores do Poder Executivo em 2024, enquanto os servidores do Legislativo e do Judiciário receberão reajustes salariais. A proposta do governo inclui apenas reajustes nos valores dos benefícios sociais, como auxílio-alimentação e auxílio-creche, que não beneficiam aposentados e pensionistas da União, além de um ressarcimento de plano de saúde com valor considerado irrisório.


Na pauta apresentada ao governo, constam demandas urgentes como o reajuste imediato para os servidores públicos federais e a recomposição das perdas inflacionárias acumuladas nos últimos anos, a revogação da Reforma da Previdência, a retirada da tramitação da PEC 32 (Reforma Administrativa) no Congresso Nacional, a aprovação da PEC 555/2006, e a instalação de uma comissão composta pelo governo e pelas entidades representativas dos servidores para tratar da retomada dos direitos e da valorização dos aposentados.


Os organizadores do ato público expressaram que, a marcha será repetida anualmente, reafirmando o compromisso dos dirigentes e de suas entidades representativas na luta incansável em defesa dos direitos dos servidores públicos, aposentados e pensionistas. Este evento marca um momento significativo na história da luta dos servidores públicos aposentados e pensionistas no Brasil, demonstrando a união e a força dessa categoria na busca por justiça e equidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *