Sindireceita participa de Seminário que debateu o papel dos Servidores Públicos no Estado Democrático de Direito
O diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais do Sindireceita, Odair Ambrósio e o diretor Valdemir Bueno, participaram do Seminário que debateu o papel dos Servidores Públicos no Estado Social e Democrático de Direito nesta quarta-feira (21) e quinta-feira (22). O seminário foi promovido pela Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), em conjunto com suas Federações filiadas e outras entidades parceiras. Assista aqui.
O Seminário reuniu autoridades políticas, especialistas e lideranças sindicais que compartilharam conhecimentos sobre a perspectiva internacional da negociação coletiva; a Previdência Social como fator de justiça social, o Ministério da Justiça na ordem democrática e debateram o Marco Regulatório das Relações de Trabalho no Setor Público.
O presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, João Domingos Gomes dos Santos destacou que o evento é histórico, e que a modernização do modelo democrático – tema que perpassa todos os debates do Seminário – é ponto estratégico para o desenvolvimento nacional, bem como para o crescimento e fortalecimento dos serviços públicos brasileiros. Sobre a construção de um marco regulatório das relações de trabalho, o presidente da CSPB avaliou que “é fundamental para construiremos um caminho em que as categorias do setor público possam ter mecanismos para proteger os serviços públicos brasileiros”.
Segundo o diretor Valdemir Bueno, o Seminário foi extremamente exitoso, considerando a variedade e aprofundamento das palestras e debates, considerando o momento histórico para a atuação decisiva de todos os servidores públicos para a efetivação do serviço público de qualidade, a qual será implementada com uma nova dinâmica das relações laborais a ser proporcionada pelo marco regulatório, integrado pelas melhores práticas de negociação coletiva.
Para o diretor de Formação sindical e Relações intersindicais do Sindireceita, Odair Ambrosio, as experiências internacionais de servidores cubanos, argentinos, uruguaios, entre outros países, apresentadas no Seminário, e as diversas manifestações de servidores de diversos setores e de todo país contribuiu muito para enriquecer e somar as experiências de todo o sindicalismo brasileiro.