Lula afirma que vai avaliar contratações de servidores no INSS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, através da sua live semanal “Conversa com o Presidente” desta terça-feira, 11 de julho, que vai avaliar as questões de filas e contratações de novos servidores no INSS.

Conforme esclareceu o presidente, ainda nesta semana será realizada uma reunião com os ministros da Previdência Social, Carlos Lupi, e da Fazenda, Fernando Haddad, para falar acerca do assunto.

“Essa semana eu vou ter uma reunião com o ministro da Previdência Social e com o ministro da Fazenda, para discutir duas coisas. Primeiro, eu quero saber se a fila é porque não tem dinheiro para pagar os aposentados, a segunda é se é por falta de funcionário.

Nós já provamos uma vez que nós podemos zerar a fila. Se é falta de funcionário, a gente tem que contratar, se for falta de competência, a gente tem que trocar quem não tem competência”, confirmou Lula.

Vale lembrar que não é de hoje que o concurso INSS para efetivos é pauta quando o assunto é zerar as inúmeras filas para obtenção de benefícios.

Para que você possa ter ideia, foram registrados mais de 1,7 milhão de brasileiros em alguma fila do INSS. Essas pessoas aguardam retorno sobre a aprovação de aposentadorias, auxílios, pensões, entre outros tantos benefícios.

Por este motivo, com o objetivo de atender tais demandas e reforçar o atual quadro de servidores do instituto, que está em déficit, o governo estuda realizar um novo concurso público.

O próprio presidente do INSS garantiu que uma segunda nota técnica foi enviada aos ministérios da Previdência Social e da Gestão e da Inovação pedindo que um certame de nível superior seja aberto no órgão.

A solicitação abrange 1.600 vagas para a função de Analista. Wamburg argumenta que o INSS perdeu mais de 50% dos servidores nos últimos dez anos. O efetivo do órgão é, hoje, de 19.300 profissionais, já incluindo os quase mil recém-empossados.

Fonte: Estratégia Concursos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *