Sindicatos de trabalhadores federais da saúde criticam votação do STF sobre piso salarial
Após a votação no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o piso salarial da enfermagem, ocorrida na última sexta-feira (23), líderes sindicais de trabalhadores federais da saúde manifestaram o repúdio às escolhas do ministros. Antes da data, a votação estava em 2 a 1 pela adoção do piso salarial nacional à categoria; ao fim da sexta-feira, o placar acabou em 3 a 2 pela regionalização dos salários.
Christiane Gerardo, do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência no Estado do Rio (Sindsprev/RJ), criticou a decisão dos ministros Dias Toffoli e Alexandre de Moraes, que votaram contra a exigência da categoria. Para a líder do sindicato, os magistrados desrespeitaram uma conquista da classe e, dentre os movimentos dos sindicatos no nível nacional, a medida foi recebida com extrema rejeição.
– A lei está aprovada há 11 meses e, até agora, nada efetivo foi implementado. Com a votação, nossa luta se enfraquece. O Supremo modificou completamente o conteúdo previsto pelos legisladores. Não podemos deixar que esse retrocesso ocorra –, disse.
Fonte: Extra