Campanha para reajuste de servidores do Executivo começa e busca beneficiar 1,2 milhão de pessoas
O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) lança hoje a campanha salarial para reajuste dos servidores do Executivo. O objetivo da mobilização, a qual visa aumentar os salários de 1,2 milhão de servidores públicos federais, reivindica ajuste de 26%. Segundo as organizações, o valor busca reaver a desafaguem, acumulada nos últimos seis anos. Em março, o governo Lula concedeu reajuste de 9% aos servidores.
A mudança, se acatada, criará uma despesa de R$ 46.8 bilhões aos cofres públicos, a serem acrescidos nos R$ 180 bilhões gastos na folha salarial dos servidores do Executivo em todo o país.
Na próxima quarta-feira (20), o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) realizará um encontro com os representantes para tratar do protocolo de funcionamento da mesa nacional de negociação permanente.
– Para o Executivo Federal, por ora, nada, nem sequer uma sinalização do Governo Federal. Então, nós próximos meses temos que intensificar a pressão –, salienta Rudinei Marques, presidente do Fonacate.
Dos 1,2 milhão de funcionários a serem beneficiados por uma eventual concordância entre o forum e o MGI – entre ativos, aposentados e pensionistas –, apenas 570 estão na ativa. Por isso, Rudinei revelou que pedirá, no encontro com os membros do governo, a abertura de novos concursos, para renovação de pessoal.
A expectativa da liderança é de um diálogo aberto com o governo, que, segundo Rudinei, já demonstrou vontade e cooperação com a categoria.
– O nosso objetivo não é causar sangria nas contas publicas – avisou.
Fonte: Extra